terça-feira, 19 de maio de 2009

guarda-chuvas

  E era uma da tarde. Chovia. A pedido de todas as pessoas presentes naquele local, o sol escondera-se. Bondoso, o sol. As nuvens choravam, tristes, solidárias, infectadas pela mesma tristeza que consumia aquele amontoado de guarda-chuvas.

  As nuvens, como portadoras de vida – a água é vida, como dizem –, entristecem-se com a morte. Por isso, principalmente no Inverno, fazem por dar um sinal de esperança às pessoas, dar motivos a poetas para metáforas e aumentar o uso de guarda-chuvas. Isto porque já ninguém anda a pé. Todos temos carros. Desta forma, enquanto uns oram para que quem foi chegue ao melhor destino, em casa, sem comer, quem ficou, ora para que as nuvens lhe tragam umas gotas assustadoras para molhar o produto que vendem.

  Estes servem, ainda, para mais coisas. Une as pessoas, mostra compaixão. Nem todos temos guarda-chuva. Nem todos nos lembramos dele, porque nem todos precisamos. Mas, nem que possamos ir à chuva, se a companhia for boa debaixo de tecto, porque não?

  Era bom que chovesse mais. Certo é que o sol nos despe. Despidos é meio caminho andado. Mas a chuva entristece, força uniões improváveis. Cria laços sentimentais, espirituais. Talvez, por estas razões, se faça a distinção entre o amor de Verão e os outros.

5 comentários:

Carla disse...

....foi assim que fiquei, quando acabei de ler, sem palavras. Aparentemente simples...mas ao mesmo tempo..."delicioso" =)

Beijinho

Ps:Boa metáfora ;-)

Verinhaa disse...

Esta' profundo!
Eu gosto da chuva e do inverno mas depois tenho saudades do sol!

Volte a tentar escrever mal sff!
Beijiiinho*

Catarina. disse...

Gostei mesmo deste'

Fizeste duma coisa simples que toda a gente pensa, ainda que por breves instantes, um texto bonito e bem escrito =)

Bjnhs :P

Turistaa disse...

" gotas assustadoras para molhar o produto que vendem. "
Tas a falar daquelas meninas que estam a lado da estrada e molham o produto que vendem quando chove? Ou molham primeiro os pes?

PauloCoelho disse...

opa,
precionado pela tua preciosa preciosidade sou-me obrigado a comentar....
e faz-me um favor, manda vir chuva neste verao!
com este calor temos concurso miss t-shirt ao virar da esquina!! e disso gostamos nos!!!!