sexta-feira, 14 de agosto de 2009

sindicato de greve

E lá estava ele. Um estranho naquela terra estranha. Um estrangeiro. Não é fácil ser estrangeiro, ainda por cima naquele país. O país dos resignados, ou conformados, em português do Brasil. Como é óbvio, no país dos resignados, vive toda a gente resignada. Não há uma alma penada que esteja descontente com algum assunto. Isso faz muita confusão a todos os estrangeiros que tentam lá viver, principalmente a este enviado especial de uma central sindical mundial.

Neste país as leis são votadas por unanimidade, os primeiros-ministros saem quando se sentem velhos e pretendem dar lugar aos mais novos.

A democracia foi imposta pelos estados unidos, depois de se descobrir petróleo na zona, os americanos acharam muito injusto para a população o regime ditatorial em que os habitantes resignados viviam.

Como é óbvio, não havia manifestações nem greves, nem queixas ou descontentamento, desta forma não há trabalho para um dirigente sindical. Desta forma entrou de greve. Um dirigente sindical de greve.

Assim, o estrangeiro, acabado de chegar, foi um pioneiro.

2 comentários:

Catarina. disse...

Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças,
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
[Fernando Pessoa]

Recita o poema ao teu estrangeiro. Estou certa que ele depois de o decorar, se irá opor à sua propria condição inconfortavel e porá fim à própria greve. Um estrangeiro dirifente sindical, não foi feito para se resignar com as resignações. Foi feito para que por um ponto irrevogavel de fim de situação às situações dos conformados.

E ele sabe que não se pode acostumar.

*

Verinhaa disse...

Oh fico sempre mal vista quando comento depois da Catarina ate me sinto obrigada a fazer um comentario mais bonito que o seu texto mas nao consigo portanto vou so dizer qe esta bonito e que tive de o ler duas vezes para perceber!*

BeijiinhO*